terça-feira, 26 de julho de 2011

Estamos sempre a aprender

Adoro quando me ensinam coisas! Fui professora durante 15 anos e sempre gostei de ensinar. Comecei muito nova (era até mais nova do que muitos dos meus alunos do ensino técnico nocturno), numa breve experiência na Escola Fonseca Benevides, em Alcântara. Depois, já licenciada, passei um ano no Porto Santo, dando aulas a 5º e 6º anos. Acho que mostrei aos meus jovens alunos que o mundo era muito mais do que aquela pequena ilha perdida no Atlântico, donde só se podia sair no famoso Pirata Azul (3 horas de travessia até ao Funchal, onde se chegava meio morto - eu nunca fiz essa viagem) ou no não menos famoso TAPinho. Alguns dos meus alunos nunca tinham saído da ilha. Nem a Madeira conheciam. E diziam-me: - "Ó professora, é verdade que só Lisboa é 14 vezes maior que o Porto Santo?" Eu não sabia se era verdade, mas dizia que sim, que o mundo é sempre muito maior do que o espaço onde nos encontramos, e que Nova Iorque devia ser 14 vezes maior do que Lisboa.
Mais tarde tornei-me uma professora um pouco mais crescida: ensinava jovens universitários. Coisas como estruturalismo, formalismo russo, sociologia da literatura, poesia barroca, Camões... Tentava que coisas sérias parecessem fáceis e compreensíveis, animadas e motivadoras.
Recuemos ao início deste post: adoro que me ensinem, por isso fiquei muito contente quando hoje percebi o que significa RSS, Feed, e para que serve o Posts (Atom). Muito obrigada, senhor Professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário